quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cenoura, a poderosa!


O Projeto Alimentação Saudável que acontece toda semana com as crianças da Educação Infantil aproveitou o tema da Páscoa, o imaginário do coelhinho que anuncia essa festa, para apresentar a cenoura aos seus alunos.
Com muitas brincadeiras e bastante envolvimento das professoras, as crianças aprenderam sobre as propriedades desse legume
Rica em vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Cru ou cozinhado, este legume nutritivo favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Muito rica em vitamina A, a cenoura tem várias propriedades medicinais e poder bronzeador.
Comer a cenoura crua é sem duvida uma das melhores formas de ingerir este legume. Ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões. O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é óptimo para curar bronquites, sendo ainda indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite. Na fase do crescimento ela é essencial: é eficiente contra o crescimento retardado em crianças, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.
        Mas os seus benefícios não se ficam por aqui. As cenouras têm várias propriedades medicinais, tais como anti-séptica, antimicrobiana, estimulante do apetite, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.
A cenoura tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), responsável pela coloração amarela dos vegetais e que no organismo se transforma em vitamina A. Tem uma pequena quantidade de vitamina C e contém óleos essenciais e pectina (a mesma função da maçã, que fomenta a formação de gelatina). Fonte de vitamina E, que tem uma importante acção antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fólico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.
                                                                                             Fonte: http://revistadada.com
 Professora Socorro e sua cestinha de cenouras.
 Diálogo entre coelhinha e cenoura.
 A cenoura conquistou as crianças.
Alunos da Educação Infantil.

Que tal aproveitar o embalo e preparar aquele bolo de cenoura delicioso?
Temos uma dica de receita:
BOLO DE CENOURA


Ingredientes
Massa
  • 3 cenouras picadas
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo de soja
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Cobertura
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 5 colheres (sopa) de achocolatado em pó
  • 4 colheres (sopa) de açúcar



Modo de preparo

Massa
  • Coloque os ingredientes no liquidificador, e acrescente aos poucos a farinha e bata tudo até virar uma massa homogênea.
  • Leve para assar em uma fôrma untada por 20 minutos ou até que enfiando um palito, ele saia limpo.
  • Depois de assado cubra com a cobertura.
Cobertura
  • Misture todos os ingredientes e leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.
Rendimento: 15 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário