quarta-feira, 26 de março de 2014

O prazer da leitura.

A criança aprende a ler e escrever se encontra em casa e na escola um ambiente favorável à leitura.
Os pais, primeiros leitores das crianças, têm um papel fundamental nessa conquista.
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.
Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos filhos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na futura renda.
Na escola, os professores devem também estimular seus alunos.
A professora Socorro do Infantil III conduz os alunos ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita. As novas palavras são sempre contextualizadas.
Brincando, ela vai apresentando as famílias silábicas e então com a participação dos alunos vão surgindo novas palavras e novos contextos.




 Assim a turminha vai tomando gosto por descobrir novos conceitos e ideias. com a prática social da leitura, elas vão adquirindo a habilidade de ler e escrever com prazer e autonomia.

Alunos do Infantil III do Sossego da Mamãe e Liceu Cultural com sua professora Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário