Durante o período escolar, os alunos devem estar atentos à postura. Sentar de qualquer jeito, com as costas encurvadas, ombros caídos, cabeça torta, isto é o que estamos presenciando no dia a dia no ambiente escolar, garante o fisioterapeuta Luiz Fernando Sola.
De acordo com ele, geralmente a postura está relacionada ao aspecto comportamental, estrutural e hereditário. Uma postura largada, desleixada é muito comum e totalmente corrigível com orientações dos pais, mães e por professores em sala de aula, porém quando a criança tem uma alteração estrutural adquiridas e hereditárias como por exemplo uma escolio-se (desvio lateral da coluna) entre outros problemas, devemos procurar profissionais da área da saúde para uma boa avaliação e conduta.
Imagine boa parte do dia a criança ficar sentada na postura errada por longos períodos, mochilas pesadas, cadeiras e carteiras inadequadas isto com certeza vai afetar e tensionar todas a estrutura da coluna, sobrecarregando partes moles e duras como ligamentos, ossos e músculos. Talvez esteja aí a explicação para a queixa cada vez mais frequente entre a garotada se queixando de dor nas costas e desvios posturais, comenta.
Quanto à maneira correta de sentar, Sola afirma que a criança deve evitar escorregar na cadeira, o correto é sentar-se sobre os ísquios (ossinhos do bumbum), com as costas retas, bumbum próximo ao encosto e pés apoiados no chão. Quando há atividades no chão procure ficar na posição de índio, não deixe as crianças sentarem fazendo uma rotação interna do quadril e rotação interna de joelho (quando a perna, em relação ao quadril, se dirige para fora), isso prejudica as duas articulações (quadril e joelho), pois promove uma força resultante que pode danificar a cartilagem dos mesmos, diz.
Ele alerta que o peso da mochila e material escolar deve ser equivalente a 10% do peso do corpo de quem está carregando. Procure utilizar as mochilas que têm rodinhas para puxar ou use colocando sobre um ombro e vá mudando sempre de lado, nunca use de um lado só. Se tiver armários na escola utilize-o. Esta é uma forma de reduzir o peso.
Veja na íntegra esta reportagem, acesse a página: http://goo.gl/P88HUD